top of page

Alunos do Conservatório Maestro Paulino apresentam composições autorais

  • Foto do escritor: Jornalista Ândrea Sasse
    Jornalista Ândrea Sasse
  • 26 de jun. de 2025
  • 2 min de leitura

O Conservatório Dramático Musical Maestro Paulino, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa, realizou, na terça-feira, dia 25, uma edição especial do projeto Música nos Quatro Cantos, com protagonismo dos alunos da Oficina de Harmonia, ministrada pelo professor Jessé Meier de Andrade. O evento foi o ápice de um semestre de intenso trabalho pedagógico e criativo, resultando na apresentação de obras autorais desenvolvidas pelos próprios estudantes.


Durante o primeiro semestre de 2025, os participantes da oficina aprofundaram-se em conteúdos essenciais da harmonia musical. O grande diferencial da atividade esteve na proposta de aplicar esses conhecimentos na criação de composições originais em grupo, estimulando a escuta, o diálogo musical e a construção coletiva.


Além das performances, os alunos também compartilharam com o público o processo criativo por trás de cada obra, detalhando desde a concepção inicial até os ensaios e a apresentação final. “É um momento de grande orgulho para nós, pois reflete o aprendizado e a criatividade de cada aluno. Ver o empenho deles em transformar teoria em música é gratificante”, destacou o professor Jessé.


O evento foi direcionado aos familiares dos alunos e à comunidade do Conservatório, celebrando não apenas os resultados musicais, mas também o processo de aprendizagem, criação coletiva e amadurecimento artístico dos participantes. Para o diretor do Conservatório, Eziquiel Ramos, ações como essa representam um dos propósitos centrais da instituição. “Nosso objetivo é justamente esse, proporcionar aos alunos não só o acesso ao conhecimento técnico, mas também a oportunidade de usá-lo de forma criativa e autoral. Ver os estudantes compondo, explorando ideias e dividindo isso com o público é a realização concreta da missão educativa do Conservatório”, diz.



Confira as composições autorais apresentadas na mostra:


Lembranças e Emoções (composição inicial: Célio Roberto Chagas)


Compositores: Alyson Valério Isaluski (violino), Cássio Cunha Pacheco Branhuber (violão), Célio Roberto Chagas (violão), Elias Mantovani Minasi (violão), Leandro Gomes de Souza (violão) e Leidy Gonçalves da Silva (violoncelo).



Dusk of Senses (Anoitecer dos Sentidos)


Compositores: Demerson de Oliveira, Luis Ricardo de Toledo (violão), Paulo Cezar Borges (violão), Paulo Eduardo Lopes da Rosa (piano) e Paulo Jorge (piano).



Últimos Momentos


Compositores: Felipe Lomba Ferreira (contrabaixo elétrico), Paulo Wiliam Ferreira Astord (guitarra) e Rafael Botelho Cordeiro (violão).



O Rodízio das Notas


Compositoras: Nathália Paulino Catapan (flauta doce e percussão), Julia Gonçalves de Oliveira (voz e percussão) e Marina Tramontin Calafiori (piano e percussão).



LEGENDA: Apresentação foi recebida com entusiasmo pela plateia presente

IMG_6755.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Olá! Agradecemos por visitar nossa página. Se você gostou, não hesite em e recomendá-la para seus amigos. Sua ajuda é muito para nós!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page