top of page

Dia da Pessoa Idosa: Prefeitura celebra a data com políticas públicas e atividades voltadas à qualidade de vida

  • Foto do escritor: Jornalista Ândrea Sasse
    Jornalista Ândrea Sasse
  • 30 de set.
  • 2 min de leitura
ree

Neste 1º de outubro, Dia da Pessoa Idosa, a Prefeitura de Ponta Grossa reforça o compromisso com a promoção da qualidade de vida, bem-estar e inclusão social da população com 60 anos ou mais. A data, além de ser um momento festivo, é uma oportunidade para valorizar o papel fundamental dos idosos na construção da cidade e destacar as políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas para atender às suas necessidades.


A administração municipal atua de forma integrada, oferecendo serviços, programas e atividades que garantem atenção à terceira idade. Para a prefeita Elizabeth Schmidt, a valorização da pessoa idosa é prioridade em todas as áreas de atuação. “Queremos que Ponta Grossa seja uma cidade cada vez melhor para viver e envelhecer. Por isso, investimos em saúde, assistência, esporte, convivência e qualidade de vida para quem tanto contribuiu com a nossa história”, afirma.


A Secretaria Municipal de Esportes, por exemplo, oferece atividades esportivas e de lazer gratuitas, como hidroginástica, funcional, pilates, academia municipal, pistas de caminhada e aparelhos de alongamento em espaços públicos, além das estruturas de parques e praças da cidade. Essas iniciativas têm o objetivo de incentivar hábitos saudáveis, prevenir doenças e fortalecer a convivência social.


Ainda neste mês, a cidade terá os Jogos 60+, programados entre os dias 21 e 24 de outubro, no CECON Nova Rússia (Praça Getúlio Vargas). A programação contará com baile temático e gincana esportiva, entre outras atrações, abertas a toda a comunidade.


Neste ano, outro destaque foi a realização do Circuito 60+: Cuidados e Conexões, promovido pela Fundação Municipal de Saúde em parceria com o Governo do Estado e a Sanepar. O evento reuniu mais de 1,2 mil pessoas idosas em dois dias de atividades, incluindo serviços de saúde, recreação, cuidados de beleza e baile. A iniciativa ainda discutiu novas ferramentas de acompanhamento, como o Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional (IVCF-20), que auxilia no planejamento do cuidado integral à população idosa.


Durante o Circuito, a prefeita Elizabeth Schmidt assinou o termo de adesão ao Programa Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, da Organização Mundial da Saúde (OMS), reafirmando o compromisso em tornar Ponta Grossa referência em políticas de envelhecimento saudável.



Baile da Pessoa Idosa


Para celebrar a data de forma especial, a Prefeitura promove nesta quarta-feira (1º) o Baile da Pessoa Idosa, com entrada gratuita, música, dança e confraternização. O evento é voltado a toda a comunidade e busca valorizar o envelhecimento ativo, proporcionando momentos de alegria e integração.



Estatuto do Idoso e canais de denúncia


O Dia da Pessoa Idosa também é um momento de conscientização sobre direitos. O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) estabelece que família, sociedade e Estado são responsáveis pelo cuidado e proteção desse público. Abandono material ou afetivo é crime, e o Município conta com serviços como os CREAS para acolhimento e acompanhamento de denúncias.



Em Ponta Grossa, os canais de denúncia são:


156 (telefone ou site da Prefeitura)


Disque 100


Disque Idoso Paraná 0800 141 0001


CREAS I – Rua Dr. Colares, 320 (Centro)


CREAS II – Rua Theodoro Rosas, 1651 (Centro)

Foto: Henry Milléo/PMPG

IMG_6755.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Olá! Agradecemos por visitar nossa página. Se você gostou, não hesite em e recomendá-la para seus amigos. Sua ajuda é muito para nós!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page