Memorial Day – 26 de Maio Uma homenagem àqueles que deram tudo.
- Jornalista Ândrea Sasse

- 26 de mai.
- 2 min de leitura

Celebrado na última segunda-feira de maio, o Memorial Day é um dos feriados mais significativos dos Estados Unidos.
Em 2025, a data cai no dia 26 de maio e, mais do que um simples dia de folga ou início não oficial do verão americano, o Memorial Day carrega um profundo simbolismo: honrar a memória dos militares que perderam a vida em serviço ao país.
Originalmente conhecido como Decoration Day, o feriado surgiu após a Guerra Civil Americana como uma forma de homenagear os soldados caídos. Com o tempo, passou a abranger todos os militares mortos em combate ao longo da história dos EUA. É um dia de luto nacional, mas também de gratidão e respeito.
Em todo o país, cerimônias são realizadas em cemitérios, monumentos e memoriais. Bandeiras são hasteadas a meio mastro pela manhã e depois levantadas ao topo ao meio-dia, simbolizando o luto seguido da determinação de que o sacrifício desses heróis não será em vão.
Muitas famílias aproveitam o dia para visitar túmulos, fazer orações e refletir sobre a importância da liberdade. Ao mesmo tempo, é comum que a data seja marcada por desfiles patrióticos, reuniões familiares e atividades ao ar livre, em um equilíbrio entre memória e celebração da vida.
Por que isso importa?
Mesmo para quem está fora dos Estados Unidos, o Memorial Day nos lembra de algo universal: o valor da paz, o custo da liberdade e a importância de reconhecer aqueles que lutaram — e muitas vezes se sacrificaram — por algo maior do que si mesmos.
Que este dia nos inspire a valorizar a história, a vida e a coragem de todos que escolheram servir.
Imagem pode ter direitos autorais







