No site e pelo ‘Zap PG’, Prefeitura libera consulta ao IPTU 2026
- Jornalista Ândrea Sasse

- há 6 horas
- 2 min de leitura

Para o pagamento à vista, os contribuintes terão um desconto de 5%; parcelamento será novamente em 10x sem juros
A Prefeitura de Ponta Grossa liberou na tarde desta segunda-feira (9) a consulta de valores e emissão dos boletos para pagamento do IPTU 2026. Assim como já funcionou nos últimos anos, a Secretaria Municipal da Fazenda não fará o envio dos boletos físicos pelos Correios: a emissão pode ser feita pela internet, no site da Prefeitura (via Governo Digital ou Portal do Contribuinte), ou pelo Zap PG – mandando uma mensagem para o telefone (42) 99118-3980 e informando o número de cadastro do imóvel.
Para o pagamento à vista, os contribuintes terão um desconto de 5%: o prazo para aproveitar o benefício e quitar o imposto em parcela única vai até 10 de março. Já no pagamento parcelado, segue o modelo de parcelamento em 10x sem juros, com o vencimento da primeira parcela para o dia 20 de março de 2025. O pagamento poderá ser feito via pix, com um QR Code disponível no boleto (que pode ser pago em qualquer banco físico ou digital), ou na rede de bancos credenciados – no caso do código de barras.
“Pagando em dia, o contribuinte evita que os valores sejam incluídos em dívida ativa, além de ter a vantagem de participar automaticamente do sorteio de um carro, uma moto e prêmios em dinheiro no programa IPTU Premiado”, ressalta o secretário Cláudio Grokoviski. Lembrando que o valor total informado no boleto soma o valor do IPTU e também a taxa da coleta de lixo, cobrada anualmente junto com o Imposto, e que o desconto de 5% no pagamento à vista não pode ser aplicado.
Consulta pelo CPF
Para quem tem por hábito fazer a consulta e a emissão do boleto pelo Governo Digital (https://pontagrossa.oxy.elotech.com.br/governo-digital/), é importante estar atento a uma mudança importante: por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), não é possível fazer a consulta pelo CPF do contribuinte.
Com isso, há duas alternativas para acessar o boleto: pelo número do cadastro do imóvel ou fazendo o login pela conta gov.br dentro do próprio governo digital. Ao fazer o login, o sistema identifica automaticamente os imóveis registrados no CPF do titular da conta.







