Papa Francisco falece aos 88 anos: Igreja e fiéis ao redor do mundo se despedem do primeiro papa latino-americano
- Jornalista Ândrea Sasse

- 21 de abr.
- 1 min de leitura
O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu nesta segunda-feira, 21 de abril, aos 88 anos de idade. A morte ocorreu às 2h35 no horário de Brasília (7h35 no horário local). Francisco fez história ao se tornar, em 2013, o primeiro papa latino-americano e também o primeiro jesuíta a assumir o comando da Igreja Católica.
O anúncio oficial foi feito pelo Cardeal Kevin Farrell, Camerlengo da Igreja, que destacou a dedicação de Francisco à fé, à justiça social e à inclusão dos mais pobres e marginalizados:
“Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.”
O corpo do papa Francisco será preparado e colocado no caixão às 15h (horário local). A partir da próxima quarta-feira, 23 de abril, ele ficará exposto por três dias na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para que os fiéis possam se despedir e prestar homenagens.
Francisco será lembrado por seu estilo pastoral próximo do povo, sua firme atuação em temas como justiça social, meio ambiente, acolhimento dos migrantes e reforma interna da Igreja. Seu legado permanecerá como referência para milhões de católicos no mundo todo.
Mais informações sobre as cerimônias oficiais e os ritos fúnebres devem ser divulgadas nas próximas horas pelo Vaticano.













