🍕 Por que o Dia 10 de Julho é o Dia da Pizza?
- Jornalista Ândrea Sasse

- 10 de jul.
- 2 min de leitura

O Dia da Pizza é comemorado no Brasil em 10 de julho, e se você é um apaixonado por essa delícia, pode agradecer a um concurso realizado em São Paulo, no ano de 1985.
Na época, a Secretaria de Turismo do Estado organizou um concurso para eleger as 10 melhores receitas de pizza nos sabores mussarela e marguerita, dois clássicos que nunca saem de moda. O sucesso foi tanto que o então secretário, Caio Luís de Carvalho, resolveu eternizar a data de encerramento do evento — 10 de julho — como o Dia da Pizza no calendário oficial.
Desde então, a data se espalhou por todo o país e virou uma verdadeira celebração da paixão nacional por essa iguaria de origem italiana, mas que ganhou um sabor todo brasileiro.
🍕 O Brasil ama pizza — e muito!
Atualmente, o brasileiro consome cerca de 1 milhão de pizzas por dia, sendo que São Paulo é a capital nacional da pizza, responsável por quase metade desse número. Estima-se que existam mais de 12 mil pizzarias no estado paulista, muitas delas funcionando até de madrugada.
A pizza se popularizou tanto no país que hoje existem versões para todos os gostos: doce, salgada, vegana, sem glúten, com borda recheada e até com ingredientes tipicamente brasileiros, como carne seca, catupiry e banana com canela.
🍕 Curiosidades para abrir o apetite:
A pizza chegou ao Brasil com os imigrantes italianos, no fim do século XIX.
A primeira pizzaria brasileira surgiu no bairro do Brás, em São Paulo.
A pizza marguerita leva esse nome em homenagem à rainha Margherita da Itália, e suas cores (vermelho, branco e verde) representam a bandeira italiana.
🍕 Que tal comemorar?
Seja no forno a lenha, no delivery ou feita em casa com os amigos, o Dia da Pizza é a desculpa perfeita para se deliciar sem culpa. Afinal, poucas coisas unem tanto as pessoas quanto uma boa fatia de pizza!







