top of page

Prefeitos da AMCG participam de evento sobre sustentabilidade com o Governador Ratinho Junior

  • Foto do escritor: Jornalista Ândrea Sasse
    Jornalista Ândrea Sasse
  • 18 de ago.
  • 2 min de leitura
ree

Região dos Campos Gerais terá representantes na 13ª edição do Cosud, que ocorre durante a Conferência da Mata Atlântica nesta terça-feira (19), em Curitiba

ree

Prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) estarão, nesta terça-feira (19), em Curitiba para participar da abertura da 13ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).


O encontro será realizado no Teatro Guaíra e contará com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, além dos governadores e autoridades dos sete estados que compõem o consórcio: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A solenidade integra a Conferência da Mata Atlântica, que seguirá até quinta-feira (21), na capital paranaense.


O evento terá como foco a sustentabilidade e a preservação da Mata Atlântica, segundo maior bioma do País e onde vive a maior parte da população brasileira. Durante a solenidade, Ratinho Junior apresentará iniciativas voltadas ao tema, e os demais governadores compartilharão experiências de seus estados. Também está prevista a assinatura da Carta de Curitiba, documento que reunirá propostas conjuntas sobre meio ambiente e mudanças climáticas, a ser encaminhado à presidência da COP30, programada para novembro em Belém (PA).




Participação regional


A presidente da AMCG e prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, destaca a participação dos municípios da região. “É fundamental que os Campos Gerais estejam inseridos nesse debate, que trata de sustentabilidade e do futuro das próximas gerações. Grande parte do nosso território está na Mata Atlântica, e precisamos estar alinhados às iniciativas estaduais e nacionais para avançar em soluções conjuntas. Também é importante que exista essa proximidade com o Governo do Estado nesta temática”, afirma.


O prefeito de Palmeira, Altamir Sanson, também estará presente no evento. “É um debate muito relevante não só para a nossa região, mas também para o mundo todo. O desenvolvimento sustentável é sempre um objetivo, e o Governo do Estado vem se portando muito bem nesse sentido. A união de forças e o diálogo são sempre importantes. Tenho certeza de que será um evento muito proveitoso para todos os gestores”, reforçou.


Para o prefeito de São João do Triunfo, Mário Cezar, debater e incentivar ações sustentáveis é pensar no futuro da sociedade. “Participar de um encontro como este, com tantas lideranças, é uma oportunidade valiosa para reforçarmos o compromisso dos municípios com a preservação. Sabemos o quanto é importante unir esforços com o Estado e com outras regiões para garantir um desenvolvimento sustentável que respeite o meio ambiente e traga qualidade de vida para as futuras gerações”, avaliou.



Integração


Criado em 2019, o Cosud reúne sete estados que concentram 56% da população brasileira e são responsáveis por 70% do PIB nacional. O consórcio busca fortalecer a integração regional e defender pautas estratégicas de interesse comum, com especial atenção à sustentabilidade e às mudanças climáticas. A Conferência da Mata Atlântica, que começa nesta terça-feira e segue até o dia 21 no Parque Barigui, reunirá lideranças nacionais e internacionais para debater biodiversidade, mudanças climáticas, financiamento e governança ambiental.



Com informações da Agência Estadual de Notícias


IMG_6755.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Olá! Agradecemos por visitar nossa página. Se você gostou, não hesite em e recomendá-la para seus amigos. Sua ajuda é muito para nós!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page