top of page

Produtores de PG terão apoio técnico da Prefeitura no programa ‘Coopera Paraná’

  • Foto do escritor: Jornalista Ândrea Sasse
    Jornalista Ândrea Sasse
  • 9 de jan.
  • 2 min de leitura

Encontro realizado nesta semana apresentou detalhes sobre edital aberto pelo Governo do Paraná para cooperativas e associações de agricultura familiar; prazo vai até 1º de fevereiro


Nesta semana, a Prefeitura de Ponta Grossa reuniu representantes de cooperativas e associações de agricultura familiar para a apresentação do programa ‘Coopera Paraná’. A reunião dos produtores foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para facilitar o acesso dos interessados às informações do novo edital - aberto pelo Governo do Paraná no fim de 2025; cada projeto de negócio apresentado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) pode receber um aporte de até R$ 2,2 milhões.


Juntamente com a apresentação do programa pela chefia regional da Seab, os participantes puderam tirar dúvidas sobre a iniciativa e também o apoio que será disponibilizado pela Prefeitura aos produtores e cooperados de Ponta Grossa. “O assessoramento técnico na elaboração dos projetos é fundamental para que todas as exigências do edital sejam cumpridas, especialmente na questão documental e na elaboração do planejamento. Por isso, teremos uma equipe especializada à disposição dos interessados”, explica o secretário municipal Izaltino Cordeiro dos Santos.


Além do financiamento dos projetos de negócio, o Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar do Paraná (Coopera Paraná), que também conta com a participação do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), prevê uma série de ações integradas entre setor público e privado. Entre as atividades estão o acompanhamento e assessoramento às cooperativas em aspectos administrativos, financeiros, de comercialização e acesso a mercados; qualificação de dirigentes, técnicos e colaboradores da área administrativa; além da implantação de políticas de apoio financeiro para investimentos socioprodutivos, garantindo condições de sustentabilidade para as organizações.


O programa é voltado para cooperativas e associações que têm a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o faturamento anual não ultrapasse R$ 300 milhões. “Conseguimos mapear associações e cooperativas nos segmentos da agricultura familiar, hortifrutigranjeiros e ovinocultura que atendem os requisitos do edital e podem realizar os projetos. Por isso, reunimos todos aqui para ampliar a nossa parceria com cada um deles e estruturar cada vez mais nossa cadeia produtiva”, ressalta Izaltino.



Inscrições


O edital do Coopera Paraná segue aberto até o dia 2 de fevereiro e o formulário de inscrição está disponível no site https://www.seabforms.pr.gov.br/index.php/172134?lang=pt-BR . Produtores que estejam habilitados ao programa e que eventualmente tenham dúvidas sobre o edital também podem procurar a sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – localizada no 4º andar do Paço Municipal.

IMG_6755.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Olá! Agradecemos por visitar nossa página. Se você gostou, não hesite em e recomendá-la para seus amigos. Sua ajuda é muito para nós!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page