top of page

Referência em sustentabilidade, Imbaú garante nova Reserva Particular do Patrimônio Natural.

  • Foto do escritor: Jornalista Ândrea Sasse
    Jornalista Ândrea Sasse
  • 9 de jun.
  • 2 min de leitura
ree

Prefeita Dayane destaca a importância da criação da RPPN, única contemplada nos Campos Gerais neste ano. Iniciativa fortalece a preservação dos recursos naturais, promove a educação ambiental e estimula o turismo sustentável


O município de Imbaú, localizado nos Campos Gerais, acaba de alcançar uma conquista histórica no campo da sustentabilidade: a criação da 336ª Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Paraná. Com 168,87 hectares, a nova unidade de conservação homenageia Samuel Klabin e reforça o protagonismo ambiental da cidade. A área integrará oficialmente o Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Especialmente Protegidas (CEUC) e também o programa de ICMS Ecológico.


A iniciativa conta com o apoio ativo da Prefeitura de Imbaú, que, desde 2023, buscou diálogo com a empresa Klabin S.A. e com órgãos ambientais para viabilizar a implantação da reserva. A prefeita Dayane Sovinski e o vice-prefeito Davi Antunes lideraram o movimento junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fortalecendo as políticas públicas voltadas à preservação dos recursos naturais.


Dayane destaca que, neste ano, esta foi a única RPPN contemplada nos Campos Gerais. “Essa conquista representa um marco para Imbaú. É a prova de que, com diálogo, planejamento e compromisso, é possível proteger nosso patrimônio natural e, ao mesmo tempo, gerar benefícios concretos para a população. A RPPN Samuel Klabin será um legado para as futuras gerações e reforça nosso compromisso com um futuro mais verde e sustentável”, disse.


A prefeita também agradeceu o apoio das autoridades na condução do processo. “A criação da RPPN é fruto de muito diálogo e de uma gestão comprometida com o meio ambiente. Tivemos reuniões com o Instituto Água e Terra (IAT), com os representantes da Klabin, com o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, e com o deputado estadual Romanelli, além do apoio fundamental do chefe regional do IAT de Ponta Grossa, Edmilson Quadros. Também destaco o compromisso e dedicação da nossa secretária municipal de Meio Ambiente, Naigler Cavalcanti Jangada, e toda a equipe”, reforçou.



Detalhes da RPPN


A homologação da RPPN Samuel Klabin foi anunciada durante a abertura do Simpósio Latino-Americano de Biodiversidade e Mudanças Climáticas, realizado em Foz do Iguaçu, como parte das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente. A área, doada pelo ambientalista e empresário Roberto Klabin e de propriedade da Klabin S/A, abriga trilhas, um centro de visitantes, uma torre de observação e um projeto arquitetônico e paisagístico voltado à educação ambiental, à pesquisa científica e ao turismo sustentável.


O complexo, porém, ainda não está em funcionamento. Os responsáveis estão finalizando o plano de manejo — espécie de plano diretor — que definirá o que será permitido dentro da unidade de conservação (UC). Com a inclusão da RPPN Samuel Klabin, o Paraná soma agora 248 RPPNs estaduais. Considerando também as 24 federais e 64 municipais, o Estado chega ao total de 336 áreas particulares protegidas, que abrangem mais de 55 mil hectares.

IMG_6755.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Olá! Agradecemos por visitar nossa página. Se você gostou, não hesite em e recomendá-la para seus amigos. Sua ajuda é muito para nós!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page