11 de agosto: FELIZ DIA DO advogado! Defender a lei é lutar pela democracia⚖️🧑⚖️
- Jornalista Ândrea Sasse

- 11 de ago.
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de ago.


No Brasil, o 11 de agosto é celebrado como o Dia do Advogado, data que marca a criação dos dois primeiros cursos de Direito do país, em 1827, nas cidades de Olinda (PE) e São Paulo (SP).
Mais do que uma homenagem à profissão, a data carrega simbolismo histórico e cultural, reforçando o papel essencial da advocacia na defesa dos direitos e da justiça.


Origem da data
A lei sancionada por Dom Pedro I em 1827 autorizou a fundação das Faculdades de Direito de Olinda e de São Paulo (no tradicional Largo de São Francisco). Até então, jovens que sonhavam com a carreira jurídica precisavam viajar para universidades europeias. Com a independência ainda recente, formar juristas no Brasil era fundamental para consolidar as instituições do novo país.
Curiosidades
O Dia do Advogado também é conhecido como Dia da Pendura: tradição em que estudantes de Direito saíam para almoçar ou jantar em restaurantes e, ao final, revelavam ser acadêmicos, explicando que não pagariam a conta como parte da “homenagem” à data. Hoje, a prática é menos comum e, muitas vezes, substituída por encontros festivos e eventos acadêmicos.
A profissão é regulada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), fundada em 1930.
Um advogado no Brasil precisa ter diploma de bacharel em Direito e aprovação no Exame da OAB para exercer a profissão.
Celebridades que também são formadas em Direito
Surpreendentemente, muitos nomes conhecidos da música, televisão e política passaram pelas salas de aula de faculdades de Direito antes (ou durante) a carreira artística:
Lima Duarte – O consagrado ator da TV brasileira estudou Direito antes de se dedicar integralmente à dramaturgia.
Evandro Mesquita – Músico e ator, conhecido pela banda Blitz e por atuações no cinema, formou-se em Direito.
Sylvia Massari – Atriz e cantora, também tem diploma na área jurídica.
Chico Buarque – Embora não tenha concluído, iniciou o curso de Arquitetura e, em paralelo, estudou disciplinas de Direito, mostrando interesse pela área.
Barack Obama – Ex-presidente dos Estados Unidos, formou-se em Direito em Harvard e foi professor de Direito Constitucional.
Flávia Alessandra - Atriz

A importância da advocacia
Mais do que uma profissão, a advocacia representa o exercício da cidadania, a defesa dos direitos individuais e coletivos e o equilíbrio entre poder e liberdade. Advogados e advogadas são essenciais para a preservação da democracia e da justiça.
Neste 11 de agosto, a homenagem vai para todos os profissionais que dedicam seu conhecimento e voz à defesa daqueles que precisam — dentro e fora dos tribunais.







